sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Projeto Integrado de Aprendizagem

Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia
Educacional
Proinfo Integrado
Curso de Introdução
À Educação Digital
Projeto Integrado de Aprendizagem
A utilização das TIC no processo de ensino e aprendizagem
Tutor
: Rógener Luiz Augusti
Autores
Odilon Costa Monteiro
Raimunda Cabral dos Santos Araújo
Vilma Esteves da Silva
: Francismá Bispo da Silva
Colinas do Tocantins, outubro de 2011.
Apresentação:
Este projeto de aprendizagem abordará a temática: a utilização das Tic no
processo de ensino e aprendizagem, nesse contexto, as atividades desenvolvidas terão o
objetivo de identificar as contribuições da informática para a educação. A realização desse
trabalho se faz necessário, tendo em vista que é uma das atividades que estão previstas
para realização do curso de Introdução à Educação Digital.
Desenvolvimento:
Na sala de informática os alunos irão utilizar os computadores e com
auxílio do professor/cursista, propor para os mesmos realizarem as atividades.
Durante o desenvolvimento do projeto, deve-se observar e registrar por meio
de relatório as habilidades e dificuldades dos alunos enquanto usuário do
Laboratório de Informática.
Resultados:
Espera-se que a realização desse projeto com uso dos recursos digitais possibilite
novos avanços, pois além do favorecimento da questão da inserção na lógica digital,
estabeleça novas relações de conhecimento, reflexão e apropriação de nova
aprendizagem, pois o aluno deve-se apropriar da informática não como um mero recurso,
mas sim como um meio de construir novos níveis de conhecimento e ajudar o
professor/cursista compreender a relação entre teoria e a prática do curso de Introdução à
Educação Digital.
Referências:
RAMOS, Edla Maria Faust – Introdução à Educação Digital – 2. ed. Brasília: Ministério da
Educação, Secretária de Educação à Distância, 2009.
Proinfo: Informática e formação de professores / Secretaria de Educação a Distância.
Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário